A energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar, é um sistema que gera energia com a luz do sol através de placas e inversores de energia.
Apesar de existir há um bom tempo, o sistema ainda gera muitas dúvidas para os clientes e até engenheiros que não são da área, então, vamos desmistificar para você!
Composição do Sistema

São 3 componentes principais:
- Painel fotovoltaico: É a placa que fará a geração de energia elétrica a partir da energia solar. As placas são instaladas no telhado preferencialmente viradas para o norte.
- Inversor: Faz a conversão da energia DC para AC, em termos leigos, transformam a energia de uma pilha para a energia de uma tomada.
- Medidor de energia bidirecional: É o relógio de energia da concessionária, mas esse também faz o sentido inverso, ou seja, a energia também sai da sua casa e vai para a rede.
On-grid ou Off-grid
On-grid (na rede) é quando o sistema é ligado na rede da concessionária, como na imagem acima.
Off-grid (fora da rede) é quando o sistema não se comunica com a rede da concessionária, ela funciona através de várias baterias ligadas às placas solares e o inversor.
Mas qual escolher?
Se você mora em uma região em que não há falta de energia da concessionária ou se você possui mais de 1 endereço, como por exemplo sua casa e mais um escritório em outro endereço, o sistema on-grid é o mais indicado. Com ele você pode economizar em mais de 1 endereço e o sistema se torna mais barato que o sistema off-grid.
Agora se você mora em uma região que há quedas de energia constantes e/ou qualidade oferecida é muito precária, o sistema com baterias off-grid é melhor para você.
Inversor ou micro-inversor? Os micro inversores são recomendados para áreas que podem ficar nas sombras em alguns momentos do dia, como áreas ao redor de prédios, árvores altas, etc. Mas esse sistema é mais caro, por isso, discuta com o técnico para encontrar outro local para instalação ou até mesmo remover o causador da sombra, no caso de galhos de árvores, etc.
Orçando o seu sistema
Atualmente existem diversas empresas de energia solar, basicamente porque esse mercado é similar ao mercado de ares-condicionados, onde uma empresa ou instaladores fazem a compra dos produtos em um fornecedor em seu nome e mandam um funcionário especializado para fazer a instalação.
Por isso, procure por empresas com maior renome na região, pois é mais provável que seus funcionários sejam mais capacitados para prestar o serviço de acordo com as normas e sem quebrar a garantia dos produtos.
E como funciona o orçamento?
1- A empresa irá solicitar uma cópia da fatura de energia para fazer uma média.
2- Algumas empresas farão a simulação por software sem uma visita técnica, outras farão a visita para analisar o local da instalação e depois a simulação.
3- Orçamento preliminar
Após fazer um orçamento, você será inundado de informações e marcas que provavelmente nunca ouviu falar. E surge a grande dúvida, como posso escolher uma boa marca?
Existem marcas de entrada, destinadas à residências e pequenos comércios e as marcas de alta performance, para grandes indústrias.
As marcas de entrada normalmente são: DEYE, DAH, GROWATT, GOODWEE, KSTAR, KEHUA, SOLIS…. entre muitas outras. *Isso não significa que essas marcas não possuem produtos de alta performance, apenas que são mais conhecidas pelos produtos de entrada.
As marcas de alta performance são: FRONIUS, SMA, WEG, entre outras.
A diferença de preço pode chegar a mais de 7 mil reais, com produtos com as mesmas capacidades, por isso quando for escolher entre as marcas de entrada, escolha quem tem a maior garantia!
O que perguntar para o vendedor?
Faça algumas perguntas básicas para ver a qualidade do serviço fornecido.
- O sistema calculado está com oversizing? (quando o inversor é forçado acima da capacidade recomendada, mas abaixo da capacidade máxima suportado)
- Será instalado sistema de aterramento próprio?
- Vocês podem me passar o CREA da empresa para eu pesquisar se há pendências?
- Vocês farão todas as tramitações da concessionária?
- Vocês farão a troca do padrão se necessário?
- Quantos anos de garantia da instalação? (essa pergunta é para validar a honestidade da empresa, pois por lei toda empresa que realiza qualquer tipo de obra deve fornecer garantia por 5 anos)
Quanto custa?
Para fins de cálculos iniciais (assim como o CUB), você pode considerar que o custo de instalação + equipamentos é de 35 reais por kWh/mês, ou seja, se sua residência consome 600kWh por mês, você gastará cerca de R$ 21.000,00 com o sistema.
O preço a princípio é bem alto, mas o retorno financeiro é de aproximadamente 3 a 4 anos, ou seja, depois de 3 anos você economizou com energia o mesmo tanto que pagou no sistema.