Os condutores elétricos possuem tipos de isolamento baseados na sua utilização, garantindo assim uma melhor durabilidade, resistência, segurança e o custo-benefício.
Ao se escolher o condutor, existem vários parâmetros a serem considerados, sendo os principais a temperatura de serviço contínuo, a temperatura de sobrecarga e a temperatura de curto-circuito.
Temperatura de serviço contínuo
A temperatura de serviço contínuo ou temperatura máxima em regime permanente, é a que acontece de maneira praticamente intermitente, durante toda a utilização do condutor.
Ocorre quando os condutores estão atuando em carga normal abaixo do limite.
Ex: Um condutor será instalado dentro de um eletroduto embutido em alvenaria, de acordo com a Tabela 33 – Tipos de linhas elétricas, da NBR-5410/2004, se enquadra no método de instalação numero 7, e método de referencia B1
Neste condutor, será necessário ligar um aquecedor de 2000 watts em tensão de 127V, tendo que resistir a uma tensão de aproximadamente 16A.
Analisando a tabela 36 da NBR-5410/2004, podemos ver que o cabo de 2,5mm com isolamento de PVC se enquadra na necessidade da instalação.
Temperatura de sobrecarga
Os condutores, ao atuarem em regime de sobrecarga, com faixa entre a corrente máxima de carga e corrente de curto circuito, se aquecem além do limite resistido pelo isolamento, acarretando na diminuição da vida útil do isolamento, sendo suportado um montante de 100 horas seguidas de utilização em regime de sobrecarga e 500 horas somadas totais de períodos curtos.
Temperatura de curto-circuito
Esta categoria de resistência de temperatura é a máxima suportada pelo condutor em uma situação crítica, onde ocorre um curto-circuito por um curto período, em até 5 segundos.
Ex: Quando ocorre um curto-circuito durante o contato entre dois fios desencapados por um curto período de tempo. Situações em que o período de curto se estenda, podem acarretar danos permanentes ao condutor, como perda da capacidade de isolação, sendo necessário substituir o mesmo devido a risco de acidentes.
Texto elaborado com base na NBR-5410/2004